segunda-feira, 22 de abril de 2013

Resumo de aulas - 22/04/13

Turma: 1º E

Representação de conjuntos numéricos.  Aprendemos como representar intervalos numéricos utilizando símbolos matemáticos e através da reta numérica.
Para complementar seus estudos:

Pode-se representar o conjunto dos números reais  associando cada número x ∈ R a um ponto de uma reta r. assim se convencionarmos uma origem O, associando a ela o zero, adotamos uma unidade e um sentido positivo para esta reta, teremos aquela que denominamos reta orientada.
Seja a e b números reais com a < b. os subconjuntos de R a seguir são chamados intervalos.

Intervalo limitado

Intervalo fechado: Números reais maiores ou iguais a a e menores ou iguais a b.
Intervalo: [a, b]
Conjunto: {x ∈ R | a ≤ x ≤ b}
Intervalo aberto: Números reais maiores do que a e menores do que b.
Intervalo: ]a, b[
Conjunto: {x ∈ R | a < x < b}
Intervalo fechado à esquerda: Números reais maiores ou iguais a a e menores do que b.
Intervalo: [a, b[
Conjunto: {x ∈ R | a ≤ x < b}
Intervalo fechado à direita: Números reais maiores do que a e menores ou iguais a b.
Intervalo: ]a, b]
Conjunto: {x ∈ R | a < x ≤ b}

Intervalos ilimitados

Semi reta esquerda, fechada, de origem b: Números reais menores ou iguais a b.
Intervalo: ]-∞ ,b]
Conjunto: {x ∈ R | x ≤ b}
Semi reta esquerda, aberta, de origem b: Números reais menores que b.
Intervalo: ]-∞ ,b[
Conjunto: {x ∈ R | x
Semi reta direita, fechada, de origem a: Números reais maiores ou iguais a a.
Intervalo: [a,+∞ [
Conjunto: {x ∈ R | x ≥ a}
Semi reta direita, aberta, de origem a: Números reais maiores que a.
Intervalo: ]a, +∞ [
Conjunto: {x ∈ R | x>a}
Reta numérica: Números reais.
Intervalo: ] ∞- ,+∞ [
Conjunto: R

Turma: 1º F

Concluímos a correção da avaliação diagnóstica da SEE aproveitando para retomar alguns conteúdos de séries anteriores.
A cada questão corrigida o comentário entre os alunos era o mesmo:  "poxa, porque eu não acertei esta questão????" .....  tão fácil.
O que concluo é que no momento de realização de avaliações externas, muitos alunos não interpretam os textos das questões.  É preciso treino e atenção aos enunciados!!!!!
Exemplos de intervalos numéricos e suas representações.

Turma: 3º C

Como sempre, a maioria dos alunos só trabalham sob supervisão direta do professor.
Após incansáveis explicações, os alunos conseguiram concluir parte dos exercícios do livro didático propostos nas aulas anteriores.  O tema é: "posições relativas de retas no plano".

Turma: 3º B

Como sempre, a maioria dos alunos só trabalham sob supervisão direta do professor.
Após incansáveis explicações, os alunos conseguiram concluir parte dos exercícios do livro didático propostos nas aulas anteriores.  O tema é: "posições relativas de retas no plano".


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