Recuperação de conteúdos básicos: operações com números inteiros. Em virtude de erros cometidos na avaliação de 14/03, foi necessária a retomada deste conteúdo.
As avaliações foram devidamente corrigidas e entregues aos alunos para colagem no caderno.
Na próxima aula faremos a correção da avaliação e de todos os exercícios de recuperação de conteúdos básicos.
Para estudar em casa:
Adições e subtrações com números inteiros
Existe um processo que simplifica o cálculo de adições e subtrações com números inteiros. Observe os exemplos seguintes:
Exemplo1:
Calcular o valor da seguinte expressão:
10 - 7 - 9 + 15 - 3 + 4
Solução:
Faremos duas somas separadas
Existe um processo que simplifica o cálculo de adições e subtrações com números inteiros. Observe os exemplos seguintes:
Exemplo1:
Calcular o valor da seguinte expressão:
10 - 7 - 9 + 15 - 3 + 4
Solução:
Faremos duas somas separadas
- uma só com os números positivos: 10 + 15 + 4 = +29
- outra só com os números negativos: (-7) + (-9) + (-3) = -19
Agora calcularemos a diferença entre os dois totais
encontrados: +29 - 19 = +10
Atenção: É preciso dar sermpre ao resultado o sinal do número que tiver o maior valor absoluto!
Exemplo2:
Calcular o valor da seguinte expressão: -10 + 4 - 7 - 8 + 3 - 2
1º passo: Achar os totais (+) e (-):
(+): +4 + 3 = +7
(-): -10 - 7 - 8 - 2 = -27
Atenção: É preciso dar sermpre ao resultado o sinal do número que tiver o maior valor absoluto!
Exemplo2:
Calcular o valor da seguinte expressão: -10 + 4 - 7 - 8 + 3 - 2
1º passo: Achar os totais (+) e (-):
(+): +4 + 3 = +7
(-): -10 - 7 - 8 - 2 = -27
Multiplicação e divisões com números inteiros
Nas multiplicações e divisões de dois números inteiros é preciso observar os sinais dos dois termos da operação:
Exemplos:
Nas multiplicações e divisões de dois números inteiros é preciso observar os sinais dos dois termos da operação:
Exemplos:
Sinais iguais (+)
|
Sinais opostos (-)
|
(+) × (+) = +
|
(+) × (-) = -
|
(-) × (-) = +
|
(-) × (+) = -
|
(+) ÷ (+) = +
|
(+) ÷ (-) = -
|
(-) ÷ (-) = +
|
(-) ÷ (+) = -
|
Turma: 3ºB
Avaliação contínua sobre distância entre dois pontos, ponto médio de um segmento de reta, condição de alinhamento de três pontos.
Turma: 1º E
Avaliação contínua sobre Progressão Aritmética.
Aproveitem o final de semana e estudem o assunto acima referido na turma do 1º F.
Turma: 3º D
Avaliação contínua sobre distância entre dois pontos, ponto médio de um segmento de reta, condição de alinhamento de três pontos.
Decepcionante foi ao terminarem a avaliação sobraram alguns minutos para que pudesse ajudar o aluno Gustavo em questões do curso técnico que ele frequenta. Vários colegas de classe aproveitaram para deixar a sala de aula antes do sinal. Parecem que eles esquecem que um dia eles podem precisar de um atendimento diferenciado. Não respeitam as regras da escola. Será que eles nunca vão crescer??????
Nenhum comentário:
Postar um comentário