Visto e correção dos exercícios da aula anterior. Fórmula do termo geral de uma PG. Exercícios para visto na próxima aula.
Turma: 1º F
Correção dos exercícios da aula anterior. Exercícios sobre utilização da fórmula do termo geral da PG. A correção dos mesmos será na próxima aula.
Turma: 3º C
Coeficiente angular de uma reta: texto explicativo, explicações, exemplo e exercícios com a devida correção e visto. Texto introdutório sobre equação da reta. Vejam na postagem do dia 22/03 alguns links para estudos complementares.
Turma: 3º B
Correção dos exercicios sobre deteminação da equação da reta conhecendo-se um ponto e o coeficiente angular.
Texto inicial sobre algumas observações quanto a equação de uma reta.
Como só teremos aulas de matemática no próximo dia 01/04, complemento abaixo as observações a serem feitas sobre uma equação da reta.
- Vimos durante a aula que conhecendo-se dois pontos de uma reta, podemos através da condição de alinhamento de três pontos, estabelecer a equação geral de uma reta, atribuindo-se as coordenadas (x,y) para o ponto genérico da reta.
- Se a reta é paralela ao eixo x, temos m=0 e a equação da reta será dada por y = yo.
- Se a reta é paralela ao eixo y, temos m=inexistente e a equação da reta será dada por x = xo
- Vimos que a equação da reta que passa por um ponto P(xo,yo) com declividade m é dada por: y-yo=m(x-xo). Se escolhemos o ponto particular (0,n), isto é, o ponto em que a reta intersecta o eixo y, pela equação anterior teremos: y-n=m(x-0) y=mx + n
- A equação na forma geral : ax + by + c =0 nos mostra que:
- a reta intersecta os eixos nos pontos: (-c/a , 0) e (0, -c/b)
"Todas as observações acima serão úteis no desenvolvimento dos exercícios da próxima semana e nos vestibulares".
Nenhum comentário:
Postar um comentário