Equação geral da circunferência.
Vejam publicação do dia 15/05 com mais algumas explicações sobre o assunto.
Exercícios do livro para os alunos fazerem enquanto a professora foi ao Banco tratar assuntos de interesse da APM da escola.
Turma: 3º B
Conforme acordo feito com a sala em 13/05, hoje foram propostas questões semelhantes à da avaliação corrigida para recuperação das péssimas notas obtidas.
Turma: 1º F
Visto e correção da atividade da aula anterior.
Foram propostos mais alguns exercícios de confecção de gráficos de funções.
Lembrem-se:
- Em toda função temos: duas variáveis (uma dependente e outra independente) e uma lei de formação.
- A variável dependente (está em função da variável independente) é representada por y
- A variável independente é representada por x
- No plano cartesiano temos o eixo vertical das ordenadas (y) e o eixo horizontal das abscissas (x)
- Para construção do gráfico, atribuímos valores para a variável independente (uma vez que ela é independente pode assumir valores diversos) e com base na lei de formação calculamos o valor da variável dependente
- Para cada valor atribuído à variável independente teremos um único valor possível para a variável dependente (regra básica da existência de uma função). Estes dois valores formam um par que corresponde às coordenadas de um ponto no plano.
- Com vários pontos marcados no plano é possível uni-los e determinarmos, assim, o gráfico desta função.
- Exemplo: Seja a função f(x)=2x, ou seja y=2x Para x=0 teremos y=2.0=0, encontramos, aqui um ponto deste gráfico cujas coordenadas são (0,0) Para x=1 teremos y=2.1=2, obtemos outro ponto do gráfico (1,2). Marcando estes e outros ponto obteremos uma reta, pois, o tipo de função cuja lei é y=k.x corresponde à representação de variáveis diretamente proporcionais.
Visto e correção da atividade da aula anterior. Posições relativas entre ponto e circunferência - explicações, exemplo e exercícios para casa.
Vejam publicação anterior um resumo sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário