Visto e correção dos exercícios da aula anterior.
Foi agendada para quarta feira, 22/05/13, uma avaliação sobre "gráficos de funções". Os alunos deverão trazer uma folha de papel quadriculado e régua.
Turma: 1º F
Na última sexta feira, quando corrigi os exercícios de gráficos de funções, vários alunos se manifestaram dizendo que era muito fácil e que trabalharam o tema no ano anterior. Como forma de motivar, agendei uma atividade avaliativa sobre o assunto para hoje, esperando que a maioria dos alunos obtivesse sucesso. No entanto, tamanha é minha decepção ao deparar com o desinteresse da maioria dos alunos que não trouxeram o material pedido e que queriam explicações particulares. Se na sexta feira tudo parecia aprendido e entendido, como pode mudar tudo de um dia para o outro????? O problema são os alunos que faltam sem justificativa e que quando comparecem se acham no direito de reinvindicar explicações. Pior ainda são os que não faltam mas que não prestam atenção em nada. Estes dois grupos de alunos conseguem exercer uma influência negativa sobre o clima de aprendizagem da sala. Os demais se enchem de dúvidas pelas manifestações destes alunos. Tá na hora dos alunos entenderem que numa sala com 40 alunos não dá para ter aula particular. O negócio é prestar atenção, fazer exercícios, esclarecer as dúvidas no momento da confecção e correção dos exercícios. Não adianta chegar na hora da avaliação e querer confundir os colegas. EU NÃO VOU PERMITIR!!!!!!! QUE FIQUE BEM CLARO!!!!!
Turma: 3º C
Visto e correção dos exercícios sobre posições relativas entre ponto e circunferência.
Texto sobre "Posições relativas entre reta e circunferência".
Vejam abaixo:
Posições relativas entre circunferência e reta
Reta externa à circunferência
A reta s é externa à circunferência de centro O e raio R, então podemos propor a seguinte situação: a distância do centro da circunferência à reta s é maior que o raio da circunferência.
D > R
Reta tangente à circunferência
A reta s é tangente à circunferência de centro O e raio R, isto é, a reta s possui um ponto em comum com a circunferência, por isso podemos dizer que a distância entre centro O até a reta s possui a mesma medida.
D = R
Reta secante à circunferência
A reta s é secante à circunferência de raio R e centro O, a reta intersecta a circunferência em dois pontos. Nesse caso constatamos que a medida do raio da circunferência é maior que a medida da reta secante.
D < R
A reta s é tangente à circunferência de centro O e raio R, isto é, a reta s possui um ponto em comum com a circunferência, por isso podemos dizer que a distância entre centro O até a reta s possui a mesma medida.
D = R
Reta secante à circunferência
A reta s é secante à circunferência de raio R e centro O, a reta intersecta a circunferência em dois pontos. Nesse caso constatamos que a medida do raio da circunferência é maior que a medida da reta secante.
D < R
Turma: 3º B
Visto e correção dos exercícios da aula anterior. Grande parte dos exercícios foram corrigidos com a participação de alunos na lousa.
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